Aprovada adjudicação para o Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira

O executivo da Câmara de Sintra, aprovou a adjudicação da empreitada de execução do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, no valor de 1,6 milhões de euros, que contempla mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas, na União das Freguesias de Queluz e Belas.

ASerra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais daquele lugar.

Integrado na Estrutura Ecológica Municipal e enquadrado no Eixo Verde Azul, a criação do Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira, de reduzido impacto natural valerá, não só, pelo mérito arquitetónico das suas paisagens, mas também pela oferta à população de um espaço livre, aberto e inclusivo e de acesso gratuito.

“Este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado” disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, sublinhando que o futuro Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, “pretende salvaguardar e valorizar as pré-existências da paisagem natural, como árvores, muros, ruínas ou caminhos”.

Câmara de Sintra, aprovou a adjudicação da empreitada de execução do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, no valor de 1,6 milhões de euros

Para a autarquia a implementação desta fase do projeto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal pelo estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de três quilómetros.

Por outro lado, vai promover a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo e simultaneamente  a estruturação urbana, pelo que deverá ter como resultados o reforço do caracter identitário do lugar como centralidade verde principal, pela beneficiação dos espaços verdes coletivos, de estadia e circulação pedonal e pela requalificação das margens da Ribeira de Belas, garantindo a diminuição de cheias.

De referir que, que a esta empreitada terá um prazo de execução de um ano e de dois anos para a manutenção dos seus espaços verdes.

Imagens: Google