Novo reservatório de Casas Novas, em Almoçageme já está a funcionar

Já se encontra em funcionamento, o novo Reservatório de Casas Novas, em Almoçageme, na freguesia de Colares, que vai beneficiar cerca de 5.500 habitantes, que até aqui era servida pelos reservatórios da Azóia e do Penedo.

Reservatório de Casas Novas representou um investimento dos SMAS de Sintra de 1,4 milhões

Os trabalhos que decorreram na Estrada Nacional (EN) 247 Colares/Pé da Serra, representaram um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra superior a 1,4 milhões de euros.

Esta empreitada conclui o sistema de abastecimento às localidades de Penedo, Casas Novas, Azóia, Atalaia e Ulgueira, assegurando a interligação deste subsistema de abastecimento com a rede geral dos SMAS de Sintra, permitindo regularizar os volumes de água de todo o setor da encosta da Serra de Sintra entre Casas Novas e Adraga.

O novo reservatório, constituído por duas células semienterradas (com capacidade de 1500 m3/cada), vem aumentar o volume de reserva, aumentando a fiabilidade do abastecimento de água à população, e a segurança no combate a incêndios, dada a sensibilidade e especificidade da zona onde está inserido, no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Abastecido através de uma derivação da conduta gravítica Mercês-Pedras da Granja-Colares-Casas Novas, o novo equipamento assegura, com recurso a estações elevatórias, a adução aos reservatórios da Azóia e do Penedo.

Recorde-se ainda, que para entrada em funcionamento do novo reservatório, foi necessário prolongar a rede de média tensão para abastecimento de energia elétrica, numa empreitada que implicou um investimento de 27.980 euros.