Castelo dos Mouros iluminado a azul no Dia das Nações Unidas

O Castelo dos Mouros, em Sintra está esta noite de sábado iluminado de azul, associando-se às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas

Castelo dos Mouros, em Sintra

Este ano, a efeméride é marcada, entre outras ações, pela iniciativa “Turn Europe UN Blue”, promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC, na sigla em inglês). A Organização das Nações Unidas desenvolve a sua atividade em prol da paz e da defesa dos direitos humanos, num permanente diálogo com os desafios que o mundo atual coloca.

Em Portugal, a iniciativa “Turn Europe UN Blue” conta com a participação de mais de 30 municípios que irão iluminar edifícios icónicos, monumentos, pontes, câmaras municipais, centros culturais, entre outros, com a cor oficial das Nações Unidas.

O aniversário da Organização tem lugar num período de pandemia mundial, por isso, o secretário-geral da ONU lembra que a missão da ONU é “agora mais crucial do que nunca”. António Guterres sublinha que “enfrentamos desafios colossais” e que “com solidariedade e cooperação globais, podemos superá-los. Neste aniversário, apelo a todos, em todo o lado, que se unam. As Nações Unidas não só estão convosco…  Como as Nações Unidas pertencem-vos e é: “nós os povos”.”

O Dia das Nações Unidas é assinalado a 24 de outubro desde 1948 e pretende marcar a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas (1945). Só em 1971, a Assembleia-Geral das Nações Unidas recomendou aos Estados-membros que celebrassem esta efeméride.