Apesquisa de vírus que provocam infeções respiratórias é sobretudo indicada para pessoas que tenham sintomas de febre, tosse ou dificuldade respiratória, comuns não só à COVID-19, como também a outros quadros clínicos, como as infeções provocadas pelos vírus da gripe sazonal.

“Esta análise identifica vários antigénios num painel alargado de vírus e numa fase de maior carga viral, permitindo distinguir qual o vírus respiratório responsável pelos sintomas presentes naquele momento”, explica a Cintramédica em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, adiantando que entre os vírus respiratórios pesquisados “incluem-se o SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, e vários tipos de vírus da gripe”.

“Esta análise é muito útil nas situações em que existe a dúvida se os sintomas presentes são ou não atribuíveis à COVID-19, permitindo identificar o vírus que está a provocar a infeção naquele momento”, pode ler-se.

A recolha da amostra é semelhante à da análise PCR, ou seja, realizada através de uma amostra colhida por uma zaragatoa nasofaríngea e os resultados são disponibilizados no próprio dia.

Esta análise pode ser realizada em todas as clínicas e postos de colheitas do grupo Cintramédica, sem marcação prévia. O teste é comparticipado pelas principais seguradoras mediante prescrição médica.


Sintra Notícias com Cintramédica