Aprovado o curso de medicina na Universidade Católica

O concelho de Sintra vai acolher a primeira faculdade privada de medicina do país, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, anunciou esta quarta-feira nas redes socais a Reitora da Universidade Católica.

Universidade Católica Portuguesa

A Reitora da Universidade Católica anunciou hoje que o curso de medicina foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), tornando-se o primeiro curso de Medicina ministrado em Portugal por uma instituição privada.

O curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi anunciado nas redes sociais a reitora da instituição, e a acreditação acontece após um chumbo, em 2019.

Segundo, Isabel Capeloa Gilreitora da Universidade Católica, no Twitter, “0 Curso de Medicina da Universidade Católica acaba de ser acreditado pela A3ES. Um grande dia para o Ensino Superior e para o sistema científico nacional”.

Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil | Foto: arquivo

No facebook, Basílio Horta reagiu à “boa notícia, para quem luta diariamente pelo futuro do concelho de Sintra”, refere o presidente da Câmara de Sintra, considerando que “a abertura da Faculdade de Medicina no nosso concelho, será o culminar de um longo processo que se reveste de muito significado, uma caminhada onde muitos participaram de forma convicta e outros, mas poucos, optaram pelas estreitas vias da baixa política”.

O projeto foi chumbado em 2019, mas a Universidade Católica apresentou recurso da decisão e entregou nova proposta. A resposta positiva chegou agora.

Recorde-se a autarquia de Sintra e a reitora da Universidade Católica, assinaram em julho de 2019 um contrato de urbanização para a instalação do futuro Campus Universitário e Faculdade de Medicina, em Rio de Mouro/São Marcos.

Sintra irá ter a primeira faculdade privada de medicina do país.

O curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa deverá começar a funcionar em setembro do próximo ano com cerca de meia centena de alunos, disse à Lusa a reitora da instituição, Isabel Capeloa Gil.

O curso foi desenhado para ter 100 alunos, mas no primeiro ano de funcionamento, que a instituição acredita ser no ano letivo de 2021/2022, terá menos, revelou a reitora da UCP.