“Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente” no MASMO

A entrada no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é gratuita e o espaço pode ser visitado de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Está patente ao público a exposição “Entre O Signo da Cruz e o Signo do Crescente” que pode ser visitada, gratuitamente, no MASMO – Museu Arqueológico de Odrinhas, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra.

Esta exposição conta com centenas de peças que remontam às épocas islâmica, medieval e moderna. Testemunhando e levando o visitante a percorrer o quotidiano das populações multiculturais, de judeus, mouros e cristãos, que habitaram os lugares de Sintra.

“Sintra é um lugar com uma imensa riqueza arqueológica, testemunho de como a nossa cultura é a fusão de diferentes origens e crenças dos povos e das comunidades”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, na inauguração da exposição, acrescentando que “a tolerância para com o outro pode começar por aqui, pela noção de que a mistura dos nossos saberes e da nossa história são prova de que é mais forte aquilo que nos une do que aquilo nos afasta.”

Esta fusão de culturas e saberes culmina e representa as populações conhecidas desde sempre como “saloios” , principalmente formadas e conhecidas como tal durante este período e representadas nos objetos e materiais em exposição.

A entrada no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é gratuita e o espaço pode ser visitado de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.