Concluído o circuito ciclável e pedonal na Freguesia de Rio de Mouro e ligação ao Cacém

RIO DE MOURO | A criação do circuito ciclável e pedonal visou incentivar o uso de meios de deslocação mais económicos e sustentáveis em articulação com as deslocações pedonais e outros modos de transporte.

Encontram-se concluídos os trabalhos no âmbito da Empreitada de Construção do circuito ciclável e pedonal na Freguesia de Rio de Mouro e ligação ao Cacém,

A criação do circuito ciclável e pedonal visou incentivar o uso de meios de deslocação mais económicos e sustentáveis em articulação com as deslocações pedonais e outros modos de transporte.

“Sempre afirmamos que o grande desafio era transformar a zona a sul do IC19”, recentemente ao SINTRA NOTÍCIAS e ao Jornal CORREIO DE SINTRA, Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, lembrando que zona velha de Rio de Mouro, – caso de Covas, Serradas, Paiões, Francos, Vale Mourão, – “está ligada à área urbana da freguesia”.

Segundo o autarca “são centenas de pessoas a caminhar, com passagem por Rio de Mouro Velho e pela antiga Estrada de Sintra, sítios idílicos que inspiraram escritores e tanta gente. Um recanto esquecido de uma terra, que se esqueceu de ter orgulho nela própria”, observa com orgulho o autarca, lembrando que a “antiga estrada de Sintra por onde o Rei e a corte chegavam a Sintra e Rio de Mouro, tem já uma via ciclável e pedonal”.

Representando um investimento de 1 milhão e 111 mil euros, no âmbito do programa Portugal 2020 que financiou em 50% a intervenção, cabendo à Câmara de Sintra comparticipar com o restante, o percurso ciclável compõe-se de cinco troços, num total de 5618 metros:

» Rua Elias Garcia – Estrada Antiga de Lisboa
» Ligação IC19
» Entrada de Rio de Mouro
» Percurso Urbano de Rio de Mouro
» Percurso Urbano do Cacém

Recorde-se, no decorrer da empreitada foram executadas pavimentações, construção de lancis, execução da drenagem pluvial, instalação de sinalização (vertical e horizontal) e reformulação da iluminação pública.

Foram ainda instaladas infraestruturas para parqueamento das bicicletas, bem como plantação de árvores de alinhamento.