Bom tempo

O IPMA define ainda para hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) nos distritos da Guarda, Portalegre e Évora e risco muito elevado em todo o restante território de Portugal continental.

Todas as ilhas das regiões autónomas da Madeira e Açores estão igualmente em risco muito elevado de exposição aos raios UV.

Nas situações de risco extremo é aconselhado evitar o mais possível a exposição ao sol e quando orisco é muito elvado deve-se usar de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar. O IPMA aconselha ainda que se evite a exposição das crianças ao sol.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Previsões para esta sexta-feira

O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura no Norte e Centro e nebulosidade matinal no litoral oeste, com possibilidade de chuvisco.

Durante a tarde, o vento vai soprar por vezes forte nas terras altas do litoral centro e na faixa costeira a sul do Cabo Raso.

Quanto a temperaturas, as máximas vão variar entre os 22º (Viana do Castelo, Porto e Aveiro) e os 38º (Évora) e as mínimas entre os 14º (Sines) e os 21º (Portalegre e Faro).

Grande Lisboa

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste. Pequena descida da temperatura mínima

Estado do mar

Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros. Temperatura da água do mar: 16/19ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro, sendo temporariamente ondas de sueste no sotavento.
Temperatura da água do mar: 22/24ºC