Proteção Civil de Sintra

Cerca de 1900 as pessoas foram contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio a casos ativos de COVID-19 no concelho.

A formação de seis equipas multidisciplinares permitiu que, desde o início de julho, tenham sido realizadas cerca de 750 visitas a agregados familiares, o que corresponde a um apoio direto a mais de 1900 pessoas.

Estas equipas – constituídas por enfermeiros, técnico de ação social, proteção civil e um elemento da junta de freguesia da área de residência – realizam visitas domiciliárias com o intuito de entender quais as necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades de saúde, para o cumprimento eficaz e efetivo do confinamento necessário para a quebra de transmissão do novo coronavírus.

Recorde-se, neste trabalho de proximidade são entregues pelas equipas, em todas as visitas, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que o cidadão, ainda que em confinamento obrigatório, reduza todos os riscos de transmissão.

Segundo a autarquia de Sintra, estas visitas permitiram gerar, mais de 100 pedidos de apoio alimentar, 12 pedidos de apoio para medicamentos, mais de 20 pedidos de apoio económico e ainda mais de 15 pedidos de habitação de emergência.

Na retaguarda de toda esta operação está ainda uma equipa – composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra – que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.