Vespas asiáticas “eletrocutadas” em poste de média tensão em Oeiras

"Foi o primeiro caso de um ninho da vespa velutina descoberto num equipamento da EDP Distribuição", refere a empresa, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Foi destruído mais um ninho de vespas asiáticas que se encontrava num poste de média tensão, na rua Francisco Gazul, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

A EDP Distribuição foi contactada pela Proteção Civil Municipal de Oeiras para a remoção de um ninho de vespas “recorrendo, para o efeito, aos serviços de uma empresa especializada no controlo de pragas que neutralizou o ninho através da aplicação de um veneno adequado”, explica a empresa ao SINTRA NOTÍCIAS.

Recorde-se, a vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, chegou à Europa há cerca de 15 anos e, desde 2011, os casos de picadas dolorosas e agressivas surgem um pouco por todo o território nacional.

Considerada uma espécie invasora, constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones, podendo dizimar um enxame em poucos dias.

Segundo a EDP Distribuição, os distritos onde se registaram mais denúncias, ao longo de 2019 (números de setembro) foram no Porto (133), Braga (92), Viseu (60), Aveiro (53) e Coimbra (50).

“Foi o primeiro caso de um ninho da vespa velutina descoberto num equipamento da EDP Distribuição”, refere a empresa.