Marcelo em Queluz apela aos jovens a “dar o exemplo” para travar pandemia

QUELUZ | O presidente da República esteve em Queluz ao lado de Basílio Horta, para participar numa ação de sensibilização dos mais jovens para o combate à covid-19.

Acompanhado por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou este sábado à tarde aos jovens para que “ajudem ainda mais nesta fase” da pandemia, considerando que este grupo etário “tem um papel fundamental” que é o de “dar o exemplo”. Até porque, “o vírus está aí”, avisou o chefe de Estado.

O presidente da República, esteve no Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, no concelho de Sintra, para participar numa ação de sensibilização dos mais jovens para o combate à covid-19, iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), na qual estiveram ainda a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“O apelo que vocês aqui fizeram e que eu apoio é: jovens, ajudem ainda mais nesta fase porque vocês têm a capacidade para dar mais exemplo do que os outros ainda e, portanto, deem mais exemplo do que os outros”, pediu, numa breve intervenção, depois de ter dado uma volta ao parque na companhia de Basílio Horta a distribuir máscaras, álcool gel para as pessoas desinfetarem as mãos e alertar para a importância destes comportamentos.

Esta ação, de acordo com o Marcelo de Sousa, “é para explicar aos jovens como pequenos sinais, por simbólicos que sejam, são fundamentais para mostrarem que eles não podem entender – e não entendem – que vivem num mundo à parte do resto da sociedade”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem de saudação ao presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “porque todos os dias aqui se combate e se previne a pandemia. Isso é uma tarefa de todos nós”, disse

“E têm um papel fundamental porque são mais jovens, têm de dar o exemplo. Têm de dar o exemplo no distanciamento, em não haver ajuntamentos, não fazendo aquilo que às vezes apetece fazer que é ir amontoados para as praias, para as festas e outras coisas assim e depois obrigam a que as autoridades crescentemente tenham de intervir”, advertiu.

Na perspetiva do presidente da República, “era mais fácil não ter de intervir, como aconteceu no confinamento voluntário”. “A larga maioria dos jovens percebe isto, mas há minorias que, de vez em quanto, nos jovens como nos não jovens, de repente, nesta fase de desconfinamento, acham que já passou a pandemia, que não há vírus”, afirmou.

Já na fase final da sua intervenção, Marcelo fez questão de deixar uma saudação ao presidente da Câmara de Sintra, “porque todos os dias aqui se combate e se previne a pandemia. Isso é uma tarefa de todos nós”, disse.

Reunião na segunda-feira

Recorde-se, a ministra da Saúde, Marta Temido admite que venham a ser tomadas medidas excecionais em algumas freguesias dos cinco concelhos de Lisboa [Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas] “onde há uma maior incidência de casos com uma clara identificação das freguesias, onde há maior incidência” de infetados por Covid-19.

A situação levou o Governo a convocar uma reunião para amanhã, segunda-feira, com o gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, todos os autarcas da área metropolitana e com o primeiro-ministro, e que envolverá o presidente da Área Metropolitana de Lisboa e de todos os presidentes de Câmara desta área geográfica.