Autoridades de Saúde encerraram 34 cafés no concelho de Sintra

COVID-19 | A Câmara de Sintra solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que identificou, numa operação conjunta que envolveu a Polícia Municipal de Sintra e a PSP.

Ação de fiscalização do Polícia Municipal de Sintra | Imagem: arquivo

Nos últimos dias foram encerrados no concelho de Sintra, 34 cafés e take-away por não reunirem todas as condições por forma a minimizar as consequências socioeconómicas da COVID-19, adiantou a autarquia com a entrada em funcionamento de três postos móveis que disponibilizam material de proteção, junto às estações de comboios da CP, no concelho.

A Câmara de Sintra solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que identificou, numa operação conjunta que envolveu a Polícia Municipal de Sintra e a PSP, como de risco elevado para a saúde pública e de ajuntamentos onde as normas das autoridades de saúde não eram respeitadas.

“É a responsabilidade de cada um e a capacidade de intervir no terreno que vai permitir vencer este momento” escreve Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra na página pessoal de facebook, destacando a prestação da Polícia Municipal, que numa operação conjunta com a fiscalização da Divisão da PSP de Sintra, “fiscalizou e encerrou a noite passada [sábado] vários espaços que insistem, não respeitando as orientações das autoridades de saúde, permanecer abertos. São situações inaceitáveis que, em articulação com várias entidades de segurança, vão ter tolerância zero”.

Ação de fiscalização do cumprimento das regras específicas da Direção-Geral da Saúde no que respeita à prevenção da transmissão da COVID-19

Recorde-se, o Governo definiu, esta semana, as competências de fiscalização do cumprimento das regras específicas da Direção-Geral da Saúde no que respeita à prevenção da transmissão da COVID-19 em contexto de trabalho, para Lisboa e Vale do Tejo, região em que se integra o município de Sintra. 

O objetivo é travar a transmissão secundária, identificar precocemente as ramificações e circunscrever o vírus logo no início.

Na Área Metropolitana de Lisboa, os concelhos mais afetados com o aumento de novos casos de infeção por Covid-19, – Sintra, Amadora, Odivelas, Loures e Lisboa – estão a fazer um levantamento exaustivo dos locais de risco, ação que foi reforçada com o número de elementos em cada concelho, que conta com técnicos das autarquias, segurança social e, em alguns casos, a PSP, GNR e associações locais.