Postos móveis disponibilizam material de proteção em Sintra

Três unidades móveis estão a distribuir gratuitamente material de proteção e informação para a prevenção e diminuição de máscaras de proteção individual, álcool gel e informação para a prevenção de possíveis contágios por COVID-19.

Unidades móveis distribuem gratuitamente material de proteção e informação para a prevenção de possíveis contágios por COVID-19 | Foto: arquivo

As três unidades móveis estão a distribuir gratuitamente material de proteção e informação para a prevenção e diminuição de máscaras de proteção individual, álcool gel e informação para a prevenção de possíveis contágios por COVID-19

A iniciativa da Câmara de Sintra está a distribuir mais de 250 mil máscaras através dos três postos de atendimento que prestam apoio à população, em funcionamento junto das estações de comboios da CP.

Segundo a autarquia, estes postos de atendimento funcionam com equipas constituídas por enfermeiros do ACES Sintra – Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, elementos da Proteção Civil de Sintra, Polícia Municipal de Sintra e técnicos de ação social da autarquia. As equipas multidisciplinares que acompanham estas ações prestam adicionalmente apoio e esclarecimentos à população sobre medidas preventivas.

34 cafés encerrados em Sintra

Desde segunda-feira, a Câmara Municipal de Sintra solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que identificou, numa operação conjunta com a PSP, como de risco elevado para a saúde pública e de ajuntamentos onde as normas das autoridades de saúde não eram respeitadas.

Os três postos de atendimento surgem no seguimento da operação de distribuição de um milhão de máscaras, através da caixa de correio, por todos os munícipes. Teve ainda lugar, no regresso do ensino secundário, a distribuição de cerca de cinco mil kits de proteção a alunos do 11º e 12º ano, professores e pessoal não docente.

O município disponibilizou ainda, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros cerca de dois mil kits “fato” de proteção (inclui tapa pés, máscara FFp2, óculos, touca, luvas e fato); mais de 2,5 mil kits “bata” (inclui tapa pés, máscara cirúrgica, luvas e bata) e mais de 30 mil máscaras.