Plano Contingência para a infeção de COVID-19

A Câmara de Sintra mantém os serviços de lavagem e desinfeção do espaço público, viaturas diversas e edifícios, medidas implementadas para prevenção e combate ao surto de COVID-19.

Segundo a autarquia, até ao momento, os serviços municipais já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 848 km que incluem faixas de rodagem, passeios, mobiliário urbano, contentorização, paragens e autocarros.

No que concerne à desinfeção de viaturas, foram já desinfetadas 1.152 unidades, que correspondem na sua maioria à frota da autarquia, PSP, GNR, táxis, IPSS’s, e ambulâncias de Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros.

Foram ainda realizadas cerca de 472 intervenções de desinfeção em edifícios camarários, esquadras da PSP e GNR, mercados, escolas, creches e outros edifícios de resposta social como lares, residenciais, casas repouso, centros de dia, cemitérios, empresas, etc.

Em relação a meios alocados, foram desinfetadas 37 viaturas pertencentes às corporações de bombeiros e frota da autarquia e 123 operacionais, que incluem bombeiros e funcionários da autarquia mais expostos a possíveis contágios.

A autarquia de Sintra disponibilizou, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros: cerca de dois mil kits “fato” de proteção (inclui tapa pés, máscara “FFp”, óculos, touca, luvas e fato); mais de 2.500 kits “bata” (inclui tapa pés, máscara cirúrgica, luvas e bata) e mais de 30 mil máscaras.

Estas intervenções decorrem da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a infeção de COVID-19, com o objetivo de acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.

Fotografias: CMS