GNR vai intensificar patrulhamento de explorações agrícolas

A GNR deu início à operação “Campo Seguro” iniciativa de patrulhamento de proximidade com o objetivo de aumentar a vigilância em áreas de exploração agrícola e prevenir ações de criminalidade e sinistros.

A GNR no terreno

A Guarda Nacional Republicana (GNR), vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, até 31 de dezembro. “O objectivo é prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos”, refere a força militar em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Durante a operação, explica a GNR, irá promover acções de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Na operação e, “tendo em conta, o número de acidentes que envolvem veículos agrícolas (em 2019 foram cerca de 700)”, a GNR vai também “realizar ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, aconselhando para o cumprimento das regras de segurança”.

A GNR recomenda atenção especial à manutenção do veículo, às estruturas de proteção, à utilização de acessórios de iluminação e sinalização e à frequência de ações de formação teóricas e práticas

A guarda aconselha ainda o “respeito pelos limites do trator no que diz respeito à sobrecarga e ao transporte de passageiros à pendura, que é proibido, a não condução sob o efeito do álcool e a ter cuidados com a fadiga e o excesso de velocidade”.

Na operação “Campo Seguro” vão participar nas ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, militares dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil espanhola.