Prisão preventiva para pai e madrasta suspeitos de matar a pequena Valentina

Tribunal de Leiria aplicou a medida de coação mais gravosa no caso do homicídio da rapariga de nove anos em Peniche

O juiz de instrução do Tribunal de Leiria aplicou a medida de prisão preventiva ao pai e à madrasta de Valentina.

Sandro, o pai da menina, está indiciado do crime de autoria de homicídio qualificado, de co-autoria de profanação de cadáver e ainda de violência doméstica sobre Valentina, que na altura da morte vivia com o pai e com a madrasta.

A madrasta está fortemente indiciada pela coautoria de homicídio qualificado, violência doméstica, omissão e dolo eventual, bem como da co-autoria de profanação de cadáver.

A decisão foi lida esta manhã por uma funcionária judicial, após os dois arguidos terem abandonado o tribunal de Leiria em veículos da Polícia Judiciária.

Recorde-se, a pequena Valentina de 9 anos, foi dada como desaparecida na manhã de quinta-feira, depois de uma denúncia do pai no posto da GNR de Peniche.

Após três dias de buscas, a Polícia Judiciária encontrou o corpo da criança no domingo, numa mata na Serra D’el Rei. Os resultados preliminares da autópsia apontam para que Valentina tenha sofrido uma morte violenta. Embora haja indícios de asfixia, a criança terá sofrido várias agressões, que lhe causaram diversas lesões, incluindo na cabeça.

A menina não estava sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), informou a entidade, que em 2019 arquivou um processo relativo à menor.

Sandro, de 38 anos, e Márcia, de 32, foram detidos no passado dia 10 de maio por suspeitas de crime. 

[em atualização]