As praias do concelho de Sintra passam a estar acessíveis, mas apenas para a prática de atividades desportivas ou pesca lúdica, devendo ser reportadas situações contrárias à lei, anunciou a câmara municipal.

“Com a passagem do estado de emergência para o de calamidade, e para preparar um controlado desconfinamento em contexto de pandemia Covid-19, a autarquia atenua as medidas restritivas referentes às praias, mas sempre acompanhando pelas devidas salvaguardas para a saúde pública, definidas pelas entidades sanitárias competentes, bem como pelo Governo”, indicou, em comunicado, a Câmara de Sintra.

Passa a ser possível utilizar as praias de Sintra para passeios,
“desde que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre pessoas”

Desta forma, passa a ser possível utilizar as praias de Sintra para passeios, “desde que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre pessoas”, prática de atividade física individual ou no máximo de duas pessoas, prática de desportos aquáticos e pesca lúdica.

Conforme ressalvou a Câmara Municipal, “não é permitida a permanência nos areais para outros fins, como banhos de sol ou refeições”, devendo a Polícia Municipal reportar, por exemplo, à Capitania do Porto de Cascais e à Polícia Marítima situações contrárias à lei.

É possível utilizar as praias de Sintra para:

· Passeio desde que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre pessoas;
· Prática de atividade física individual ou no máximo de duas pessoas;
· Prática de desportos aquáticos, designadamente surf e bodyboard;
· Pesca lúdica.

Recorde-se, terminado o estado de emergência nacional, a Câmara de Sintra apresentou o plano de desconfinamento do concelho, no contexto do combate à pandemia COVID-19, que dá agora lugar à fase de recuperação da atividade económica e vida em sociedade.