Lar em Rio de Mouro com 54 casos de infeção por coronavírus

ÚLTIMA HORA | Um caso de infeção, que envolve de 54 pessoas em Lar em Rio de Mouro, está a ser acompanhado pela Câmara e Sintra e pela Segurança Social que "estão a trabalhar em conjunto". O espaço foi desinfetado este sábado.

Lar Bella Persona Senior Residence, em Rio de Mouro, no concelho de Sintra

O Lar Bela Persona Senior Residence, perto do bairro da Tabaqueira, na freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra, tem 43 idosos e 11 funcionários infetados com coronavírus.

O primeiro caso de Covid-19 foi detetado há três dias e nesta sexta-feira, dia 1 de maio a autarquia de Sintra decidiu testar todos os utentes e funcionários daquela instituição.

Segundo fonte oficial da Câmara Municipal de Sintra, entre as 111 pessoas do lar, 43 idosos testaram positivo e 17 negativo. O teste confirmou também 11 funcionários infetados enquanto outros 14 apresentaram testes negativos à Covid-19. As restantes pessoas testadas, nomeadamente enfermeiros e pessoal administrativo, testaram negativo.

O espaço foi este sábado sujeito a ações de desinfeção.

A Câmara de Sintra, adiantou ao Correio da Manhã, que o lar privado, “tem condições e espaço suficientes para albergar os utentes infetados e não infetados, que se encontram atualmente isolados e em diferentes divisões do edifício”, e os funcionários infetados foram enviados para casa onde se encontram em isolamento.

O caso de infeção, das 54 pessoas está a ser acompanhado pela Câmara e Sintra e a Segurança Social que “estão a trabalhar em conjunto”.

Recorde-se, desde o inicio da semana, o município de Sintra iniciou testes em todos os lares e estruturas de apoio a idosos no concelho, com recurso a uma equipa multidisciplinar em coordenação com a Proteção Civil de Sintra, que efetuará a recolha, colheita e entrega de testes para análise.

Desde segunda-feira a autarquia fez quase mil testes ao coronavírus no concelho, apurou o SINTRA NOTÍCIAS, numa ação que ainda prossegue e que se insere na estratégia nacional para mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19. 

[em atualização]