O município de Sintra iniciou esta segunda-feira testes a 357 funcionários de lares e de estruturas de apoio a idosos, com recurso a uma equipa multidisciplinar em coordenação com a Proteção Civil de Sintra, que efetuará a recolha, colheita e entrega de testes para análise.

A Associação de Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém, foi uma das primeiras instituições do concelho de Sintra a receber os testes, feitos a 70 trabalhadores. No município foram realizados hoje, um total de 370 testes.

A realização dos testes de rastreio destas instituições será antecedida, alguns dias antes, por visitas técnicas aos equipamentos, compostas por equipas multidisciplinares preventivas, que permitirão não só clarificar e planificar os procedimentos que se deverão observar posteriormente nas visitas, como também garantir que todas as condições de segurança sanitária são cumpridas.

Na AML, os testes serão realizados um dia em cada concelho, com novas rondas, até todos os funcionários serem testados. Em Sintra, nos dias 5 e 12 de maio, serão realizados novos testes aos restantes funcionários.

Esta medida insere-se na estratégia nacional para mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19. Todos os municípios da AML vão testar os funcionários de instituições de apoio a pessoas idosas e de apoio social, após reunião entre a AML, a Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, Segurança Social, Proteção Civil e respetivos Municípios, ocorrida dia 23 de abril.