Um dia após ter arrancado o terceiro período escolar, ao lado do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, António Costa participou na apresentação, esta manhã, do #EstudoEmCasa, o instrumento que a partir da próxima segunda-feira irá disponibilizar aulas para os alunos do ensino básico através da televisão pelo canal RTP Memória. 

Na apresentação da emissão #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão, na RTP, o chefe do Governo salientou, esta manhã, o “extraordinário esforço” feito pelos alunos, pelas famílias e, naturalmente, pelos professores.

“Os professores aprenderam a trabalhar com ferramentas digitais, não abandonaram os seus alunos e mantiveram-nos ligados à escola”, frisou António Costa.

O primeiro-ministro referiu que, por existirem alunos que não têm acesso às plataformas digitais, era preciso uma nova oferta que “chegasse mesmo a todos”. A solução apareceu com este canal de estudo, que funcionará através da RTP Memória. “Para que todos, estejam em que ano estejam, vivam onde vivam, tenham acesso aos mesmos conteúdos digitais”, sublinhou.

“Nestes dias decisivos, não podemos perder o resto das nossas vidas.
E só com a educação conseguimos construir o futuro”, António Costa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, elogiou o trabalho desenvolvido pelos professores, durante o confinamento domiciliário devido à pandemia de Covid-19.

“Os professores são artífices de verdadeiros milagres”, declarou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação explicou que a esta modalidade de ensino através da televisão funcionará por blocos pedagógicos temáticos e que o guião das “aulas” será sempre disponibilizado a todos os professores.

Tiago Brandão Rodrigues lembrou ainda que esta plataforma foi desenvolvida a pensar nos alunos que não têm meios digitais como computadores em casa e reafirmou o papel da TV enquanto “caixinha mágica” que ajuda a educar e ensinar.

  • Imagem: RTP