O executivo camarário aprovou, esta terça-feira, as propostas para enfrentar a pandemia covid-19.

Todos os vereadores do PS, CDU e PSD/CDS-PP votaram favoravelmente as primeiras medidas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra. A reunião ficou marcada pela unanimidade em torno da reação do município e a disponibilidade de todos os membros do executivo para colaborarem neste período de crise.

O SINTRA NOTÍCIAS sabe que Basílio Horta optou por não abordar as críticas políticas que tem sido alvo nos últimos dias [ver artigo] por parte do vereador Marco Almeida, que não esteve presente na primeira reunião de câmara após ter sido decretado o Estado de Emergência em Portugal.

O presidente da Câmara Municipal não deixou no entanto de lamentar que, num dos momentos mais críticos da história recente de Portugal se opte por atacar e faltar à verdade sobre os esforços que o município de Sintra devolve. Basílio Horta apelou à unidade e responsabilidade de todos, independentemente dos seus objetivos e ambições politicas.

Também este domingo, num artigo de opinião publicado no SINTRA NOTÍCIAS [ver aqui], o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Bruno Parreira, sublinhava que, “virá o tempo em que também nós julgaremos aqueles que irresponsavelmente abusam deste novo tempo para de forma mesquinha, rasteira e pouco digna trabalharem tendo com vista única e exclusivamente o seu projeto pessoal de poder”.

SINTRA OPTA POR SOLUÇÃO INTEGRADA RECOMENDADA PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE

O município de Sintra vai ter disponível, a partir da próxima quinta-feira, o primeiro centro de triagem, colheita e tratamento da covid-19. No novo Centro de Saúde de Agualva será possível fazer a triagem, avaliação médica, colheita e encaminhamento do utente de acordo com a avaliação feitas pelos profissionais de saúde.

Durante a próxima semana, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, ficará disponível outro centro para enfrentar a pandemia.

DESINFECÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Decorre, há mais de uma semana, uma operação de desinfecção de locais na via pública no concelho de Sintra. O objectivo da autarquia é minimizar a transmissão da covid-19.

SINTRA DISPONIBILIZA MAIS DE 7 MILHÕES DE APOIOS

O município de Sintra decidiu baixar a fatura da água e apoiar financeiramente o Hospital Fernando da Fonseca e as IPSS do concelho, no âmbito de medidas de apoio devido ao surto da covid-19.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, revelou que o pacote de medidas representa um investimento de cerca de sete milhões de euros e que “entrarão imediatamente em vigor”.

Uma das medidas que a Câmara de Sintra, irá aplicar é uma redução, durante dois meses, de 35% na fatura da água para usos domésticos e de 20% para as empresas. Por outro lado, os clientes com tarifas sociais passarão a não pagar nada pelo abastecimento de água.

Esta medida vai implicar um investimento municipal na ordem de quatro milhões de euros e abrange um universo de 400 mil pessoas.

Outra das medidas previstas é o aumento do Fundo de Emergência Social em um milhão de euros, destinados ao pagamento de rendas, medicamentos e equipamentos de Saúde.

A Câmara Municipal de Sintra vai, igualmente, dar um apoio financeiro de um milhão de euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e 1,5 milhões de euros ao Hospital Fernando da Fonseca para garantir a compra de ventiladores e outros materiais.