“Este não é um Governo de um partido adversário, é o Governo de Portugal, que todos temos de ajudar neste momento”, afirmou Rui Rio durante o debate sobre pedido de autorização da declaração do estado de emergência, proposta hoje pelo Presidente da República.

O presidente do PSD anunciou que a sua bancada “apoia o decreto e votará a favor”, indicando que “é preciso que o país saiba que o PSD apoia o Governo neste combate”.

Apontando que nesta altura o “PSD não é oposição, é colaboração”, o líder social-democrata dirigiu-se diretamente ao primeiro-ministro, António Costa, para assinalar que conta “com a colaboração do PSD” porque neste momento é preciso que todos sejam “soldados” para “ajudar Portugal a vencer com o menor número de baixa possível”.

“Tudo que pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte, porque a sua sorte é a nossa sorte”, vincou ainda.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a declaração de estado de emergência.

Com a abstenção do PCP, PEV, IL e Joacine Katar Moreira e o voto a favor de todos os outros partidos (PS, PSD, Bloco, CDS e PAN), foi aprovada a autorização para a declaração do estado de emergência.

Os deputados João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) e André Ventura (Chega) e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira, anunciaram declarações de voto porque não puderam participar na discussão do debate.