Morreu o primeiro doente com novo coronavírus em Portugal

Portugal regista a primeira morte por Covid-19. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, em conferência de imprensa, ao início da tarde desta segunda-feira.

A primeira vítima mortal com Covid-19 em Portugal é um homem de 80 anos. O paciente tinha “várias patologias associadas” e estava internado há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado ao início da tarde, há 331 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal.

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). A aguardar resultado laboratorial estão ainda 374 casos suspeitos.

Dos casos confirmados (que incluem três crianças com menos de 10 anos), 47 foram importados de territórios estrangeiros – a maior parte de Espanha (16), Itália (14) e França (9).

Quanto às áreas de residência, a maior parte dos doentes infetados (142) vive na zona da Grande Lisboa, seguindo-se a região Norte com 138 casos, a zona Centro com 31, o Algarve com 13, países estrangeiros com cinco e os Açores com um caso.