Paços do Concelho, Sintra | Foto: Sintra Notícias

A Câmara de Sintra acionou esta terça-feira, o plano de contingência para a infeção (PCI) do COVID-19, que tem como missão “acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus (COVID-19); antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade”, adianta o site da Câmara de Sintra.

“O plano abrange 4650 trabalhadores que asseguram serviços essenciais ao segundo maior município de Portugal”, explica o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta. “Sem alarmismo, mas de forma preventiva e assegurando a prontidão de todos os meios e recursos, o município de Sintra cumpre o seu dever e está preparado”, sublinha o autarca.

Entre as medidas a serem implementadas de imediato destaca para:

1 – Disponibilização de máscaras respiratórias aos trabalhadores em locais de atendimento público dos serviços municipais.
2 – Articulação permanente com os serviços de saúde.
3 – Criação de locais de isolamento nas 11 freguesias do concelho de Sintra.
4 – Todos os serviços municipais passam a ter disponível, em caso de necessidade, um kit de proteção para os trabalhadores.

O plano desenvolve-se em três fases:

1ª Fase: – Antes da onda epidémica (Implementar as medidas de prevenção e de preparação para fazer face ao período crítico da 2ª Fase);
2ª Fase: – Durante a onda epidémica (Acionar os recursos disponíveis para a intervenção de forma a minimizar os efeitos da doença provocada pelo Coronavírus (COVID-19) assegurando os serviços essenciais e apoiando as populações);
3ª Fase: – Após a onda epidémica (Implementar as medidas de reabilitação a fim de recuperar os serviços afetados e restabelecer a normalidade).

O objetivo último a alcançar é assegurar o cumprimento da missão da Câmara Municipal de Sintra e das entidades municipais, com destaque para:

1 – Implementar medidas e recursos necessários para assegurar a continuidade da execução das atividades vitais e críticas da CMS (Câmara Municipal de Sintra), dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), da PSML (Parques de Sintra Monte da Lusa), da FC (Fundação CulturSintra) e das Juntas de Freguesia, designadamente das suas estruturas.

2 – Concretizar as medidas e os recursos necessários para assegurar o apoio dos serviços essenciais às populações em todas as vertentes consideradas criticas, designadamente nas áreas de saúde, segurança, abastecimento de produtos alimentares, combustíveis, eletricidade e transportes

3 – Agir com rigor no cumprimento de normas, diretivas, procedimentos e prazos para reduzir o número de casos de doença devidos ao vírus COVID-19.

4 – Assegurar os recursos mínimos para manter a continuidade dos serviços e atividades essenciais e prioritárias (pontos críticos) da responsabilidade do Município, nomeadamente, recolha de resíduos urbanos e limpeza pública, abastecimento de água, tratamento e drenagem de águas residuais, fornecimento de eletricidade e combustíveis, segurança, piquetes de intervenção, aquisição de recursos essenciais, processamento de vencimentos e pagamentos, fornecimento de refeições, transportes, funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar.

Proteção Civil de Sintra
(NÚMERO VERDE): 800 211 113

Email: protecao.civil@cm-sintra.pt