
O município de Sintra lança sexta-feira o projeto StoneCITI – Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural, localizado na antiga fábrica Pardal Monteiro, num investimento de 11 milhões de euros.
O protocolo entre a Câmara de Sintra e a ASSIMAGRA para a dinamização de um inovador projeto no setor da indústria da pedra, StoneCITI, é assinado esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, às 11h00, na antiga fábrica, em Pêro Pinheiro, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.
O StoneCITI (Centro de Inteligência e Tecnologia e Inovação da Pedra Natural) é um projeto inovador, desenvolvido entre a ASSIMAGRA, juntamente com os empresários do setor de Pêro Pinheiro, o Instituto Superior Técnico e o Município de Sintra, com o intuito de atrair valor real para o concelho de Sintra.
Recorde-se, a Câmara comprou a fábrica Pardal Monteiro, que se encontra desativada e votada ao abandono, 725 mil euros em fevereiro do ano passado, revelou a autarquia, destacando que o “StoneCITI prevê, depois do investimento na aquisição da antiga unidade industrial, mais de sete milhões de euros em obras de requalificação do espaço, 2,3 milhões em equipamento e cerca de um milhão de euros em projetos”.
Fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro | Imagem: Google
O espaço conta com uma área total de mais de 18 mil metros quadrados, dos quais 5.920 metros quadrados de edifícios industriais.
O projeto tem por objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional.
Durante a tarde, a partir das 14h30, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe a conferência “Connecting Stone Knowledge”, que servirá de lançamento para o projeto StoneCITI, o primeiro centro tecnológico que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural.