A partir desta sexta-feira, os dias cinzentos e tristes estão de volta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um fim de semana com chuva para todo o país.

A precipitação “arranca” já esta sexta-feira, dia para o qual se preveem “períodos de chuva fraca no Algarve até final da manhã e no Minho a partir da tarde, em especial no litoral”. 

Na zona da Grande Lisboa conte com “períodos de céu muito nublado” e há a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca”, estando previstas temperaturas entre os 10º e 18º C. Para o Grande Porto estão previstos “períodos de chuva fraca a partir da tarde” e temperaturas entre 11º e 17º C.

Para sábado, a previsão para o continente aponta para “períodos de chuva, passando gradualmente a aguaceiros fracos e pouco frequentes”, com “pequena descida de temperatura, em especial nas regiões norte e centro” e “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela até final da manhã” .

No domingo conte com uma “pequena descida da temperatura mínima”, mas a chuva vai diminuir, estando prevista apenas a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho no final do dia.