‘2021’ vai ser o Ano Municipal da Cultura em Sintra

O ano de 2021, será dedicado ao Ano Municipal da Cultura com um vasto e diversificado programa cultural sob o tema “De Sintra para o Mundo!”

Colóquios, conferências, exposições, festivais, ciclo de cinema, concertos e diversas iniciativas com escolas são algumas das iniciativas que vão ser promovidas por todo o concelho

O ano de 2021, será dedicado ao Ano Municipal da Cultura com um vasto e diversificado programa cultural sob o tema “De Sintra para o Mundo!” que ocupará o lugar deixado pelas comemorações dos 25 anos da elevação de Sintra a Património Cultural.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO) foi o local escolhido para mais uma reunião do Conselho de Cultura de Sintra e Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra, na passada quinta-feira, onde foi debatido o programa das comemorações dos 25 anos da elevação de Sintra a Património Cultural e o Ano Municipal da Cultura.

O Ano Municipal da Cultura traz a Sintra uma abrangente programação que será difundida pelas 11 freguesias, tentando aproximar os conteúdos o mais possível à temática de Sintra.

Colóquios, conferências, exposições, festivais, ciclo de cinema, concertos e diversas iniciativas com escolas são algumas das iniciativas que vão ser promovidas por todo o concelho.

Recorde-se, esta iniciativa está integrada no âmbito das comemorações dos 25 anos da elevação de Sintra a Património Cultural, evento que a autarquia preparou através de amplo e variado programa que inclui “inúmeros” eventos culturais, onde se destacam “mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, uma dezena de conferências e oito novas exposições”.

“O programa destas comemorações, tem como objetivo mostrar a diversidade das manifestações culturais do concelho, onde vivem mais de 400 mil pessoas, e simultaneamente reafirmar a riqueza do nosso património concelhio”, sublinhou em Queluz, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta na apresentação do programa, organizado pela autarquia, pelo Parques de Sintra Monte da Lua e Fundação CulturSintra.

Sintra foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro local inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal deste lugar e paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.

Recorde-se, o Conselho Municipal de Cultura tem por missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do município de Sintra.

Fotografia: CMS