Ana Assis dos Bombeiros de Agualva-Cacém foi parteira de menina

A mãe e a criança encontram-se bem e foram, após o nascimento da menina, transportadas para o Hospital da Amadora-Sintra.

Quartel-Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (AHBVAC) em Agualva

Ana Assis, uma bombeira dos Voluntários de Agualva-Cacém efetuou este domingo, 19 de janeiro, um parto em casa de uma mulher de 33 anos, residente em Agualva, do qual nasceu às 12h38, uma menina de nome Camila, com 2,250 quilos de peso.

A bombeira Ana Assis tinha acabado de entrar ao serviço, quando foi chamada para a ocorrência e já na residência da parturiente e à falta de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), não restou outra alternativa senão tomar a situação em mãos.

“Foi relativamente rápido. Não dava tempo”, explica Ana Assis, “parteira improvável”, em declarações ao Jornal de Notícias.

“Turnos bons ❤😘 ” é o titulo para a imagem partilhada por Ana Assis no facebook.

Ana Assis tem 36 anos, diz que este foi o seu “terceiro parto” e “estes são serviços que marcam a vida de qualquer bombeiro”. De hoje ficou-lhe a vida que ajudou a vir ao mundo. “Ainda levei a criança ao colo até ao hospital”, disse.

Recorde-se, o primeiro relato da ocorrência foi feito pelo Comandante Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém Francisco Rosado. “À nossa chegada ao local a mãe estava com sinais de parto, com as águas rebentadas. Pedimos o apoio da VMER mais não foi possível e a nossa bombeira fez de parteira e nasceu uma menina lindíssima”.

A mãe e a criança encontram-se bem e foram, após o nascimento da menina, transportadas para o Hospital da Amadora-Sintra.

A equipa dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, integrava Ana Assis, Miguel Carvalho e Ivo Teixeira.