O MU.SA – Museu das Artes de Sintra vai receber este sábado, dia 7 de dezembro, pelas 21h00, o Concerto Inclusivo, um projeto que conta com a participação do Grupo Coral Allegro e do projeto Mãos que Cantam.

Um concerto único que pretende uma integração de surdos e ouvintes, numa simbiose entre a linguagem musical e a língua gestual, com entrada livre.

O Projeto “Mãos Que Cantam”, iniciado em 2010, é constituído originalmente por alunos surdos da Licenciatura e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

“Mãos que Cantam”, é um projeto pioneiro, a nível nacional, na integração simultânea de surdos e ouvintes

Este projeto pretende demonstrar que, no âmbito da responsabilidade social, as pessoas surdas podem fazer parte de um coro e, até, atuar em diversos ambientes musicais. A Língua Gestual mostra-se então como igualmente rica e complementar da linguagem musical, na sua noção de intensidade, de polifonia, métrica e a estrutura formal de uma peça musical, para além da interpretação do poema em si.

Em mais de trinta anos de atividade, o Coral Allegro conta com inúmeras participações em concertos em nome próprio e como convidado de outros coros, quer no concelho de Sintra, quer noutras localidades do país.

  • Fotografias: Projeto “Mãos que Cantam” – facebook