Conferência “Releituras de Nadir” no Museu das Artes de Sintra

Ciclo de conferências da exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura” de Nadir Afonso, no dia 7 de dezembro, às 16h00, com entrada livre.

Nadir Afonso, faleceu no dia 11 de dezembro de 2013, em Cascais | Imagem: RTP - arquivo

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra vai receber a conferência “Releituras de Nadir”, no âmbito do ciclo de conferências da exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura” de Nadir Afonso, no dia 7 de dezembro, às 16h00, com entrada livre.

“Conversa sobre Nadir”, “Originalidade da Obra” e “Nadir Afonso, a arte da polimatia”, são os temas que serão abordados por Albuquerque Mendes, Laura Afonso e António Quadros Ferreiras, respetivamente, havendo posteriormente um debate.

A exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura” está patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra até dia 5 de janeiro de 2020.

Nadir Afonso

O pintor Nadir Afonso morreu, em dezembro de 2013, aos 93 anos, no hospital de Cascais, onde estava internado. A obra de Nadir Afonso destaca-se pela utilização de várias formas geométricas e números. Formou-se em arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto para fazer a vontade aos pais.

Trabalhou com arquitectos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas deixou a profissão em 1965. Desde essa altura que o pintor se dedicava apenas à arte, expondo os seus trabalhos em museus e galerias de todo o Mundo.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e em 1969 com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso, e condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2010).

MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Avenida Heliodoro Salgado
2710-575 Sintra