Música Barroca e novo concerto para famílias nas “Noites de Queluz”

O ciclo de concertos “Noites de Queluz” prossegue nos dias 31 de outubro, 1 e 3 de novembro com propostas imperdíveis: A música sacra de Bach na voz do meio-soprano Angelika Kirchschlager, o virtuosismo violinístico de Giuliano Carmignola ou as estações do ano mais famosas da história da música são as propostas para estas três datas

O ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressa este fim de semana alargado de 31 de outubro a 3 de novembro, com propostas diferenciadas no domínio da música barroca e nova sessão  da grande novidade desta edição: os concertos para famílias, gratuitos para crianças e jovens até aos 16 anos, que se apresentam como uma oportunidade de excelência para ‘aproximar’ a música (e os intérpretes) de todos aqueles que se deslocarem ao Palácio Nacional de Queluz.

Esta quinta-feira, 31 de outubro, a Sala do Trono recebe Angelika Kirchschlager, uma das principais vozes do atual panorama musical internacional. Acompanhada da Orquestra Divino Sospiro, a meio-soprano austríaca irá interpretar algumas das principais cantatas sacras de Johann Sebastian Bach, num concerto que atravessa mais de duas décadas da vida criativa do genial compositor alemão e onde fica patente a relação de Bach com o Transcendente, característica que é indissociável da sua obra.

Na sexta-feira, 1 de novembro, oportunidade única para conhecer o virtuosismo do violino barroco por um dos maiores intérpretes mundiais deste repertório: Giuliano Carmignola. Num concerto em que será acompanhado do cravista Riccardo Donni, Carmignola fará uma panorâmica da escola violinística italiana ao longo do século XVIII, com obras de três dos maiores virtuosos que esse século conheceu: Giuseppe Tartini, Pietro Locatelli e Francesco Veracini.

Domingo, 3 de novembro, destaque para o segundo Concerto para Famílias, iniciativa inédita do ciclo “Noites de Queluz” que pretende deste modo aproximar a música de quem a escuta, com entrada gratuita para crianças e jovens até aos 16 anos. Na Sala do Trono irão soar duas das “Quatro Estações” de Vivaldi, em leituras da orquestra Divino Sospiro, sob a direção de Massimo Mazzeo, e com Paolo Perrone como solista no violino, num concerto que contará ainda com os comentários do ator João Reis. Oportunidade única para ouvir de bem perto o “Verão” e o “Outono”, dois dos mais famosos exemplos do concerto da era barroca e peças que há muito adquiriram o estatuto de ‘hits’ da música clássica.

O ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, e conclui a Temporada de Música da Parques de Sintra, que teve em março os “Serões Musicais no Palácio da Pena” e em maio o ciclo ‘Reencontros’, no Palácio Nacional de Sintra.

Informações úteis:

Bilhete por concerto: 15€
Bilhete Ciclo (10 concertos): 128€
Concertos para famílias: gratuitos para crianças e jovens até aos 16 anos

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt