Adaptação às alterações climáticas em debate em Sintra

"O município de Sintra tem vindo a preparar instrumentos de políticas concretas que se cruzam com políticas de sustentabilidade ambiental”, destacou o vereador, Domingos Quintas.

“O município de Sintra tem vindo a preparar instrumentos de políticas concretas que se cruzam com políticas de sustentabilidade ambiental”, referiu Domingos Quintas

Decorreu esta quarta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, um workshop intermunicipal no âmbito do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML).

A iniciativa, incidiu sobre a estratégia metropolitana de adaptação em situações de secas, ondas de calor e subida das temperaturas, a eventos de precipitação intensa e tempestades, e à subida do nível médio das águas do mar.

“Este plano fornecerá, estamos certos, os instrumentos que nos permitam melhor prevenir o risco e dotar as comunidades de maior resiliência face aos desastres e fenómenos extremos”, disse na sessão de abertura Domingos Quintas, vereador da Câmara de Sintra com responsabilidade no Serviço Municipal de Proteção Civil.

“O município de Sintra tem vindo a preparar instrumentos de políticas concretas que se cruzam com políticas de sustentabilidade ambiental”, sublinhou Domingos Quintas, destacando, entre outras medidas, o investimento da autarquia na reabilitação da conservação da melhoria da eficiência enérgica em edifícios municipais e nas escolas do concelho, a construção de 39 quilómetros de ciclovia e a construção de novos parques urbanos florestais, nomeadamente, o Parque Florestal da Carregueira, com 190 hectares.

“Dar um contributo para que os municípios possam fazer um melhor trabalho, fazer os melhores caminhos, para que possam beber do próprio plano aquilo que pode ser importante para o desenvolvimento do seu próprio território”, destacou por seu turno Carlos Humberto Carvalho, primeiro secretário Metropolitanp da AML, a propósito do PMAAC-AML, que se encontra em fase final de elaboração.

Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML) está em fase de conclusão

Recorde-se, o PMAAC-AML é um instrumento e pretende preparar a comunidade metropolitana, nomeadamente os seus atores estratégicos – públicos e privados -, para lidarem com os inúmeros e complexos desafios que as alterações climáticas irão colocar a este território.

Estabelece ainda um caminho adaptativo de âmbito regional que permita, em complementaridade com as abordagens de escala nacional e local, criar condições para reduzir a vulnerabilidade climática da área metropolitana.

Fotografia: DR CMS