Dia Internacional dos Resíduos Elétricos assinalado pelo electrão

O livro “Electrão, conheço bem, obrigado!”, vai ser apresentado em escolas das freguesias de Benfica, Penha de França e Campolide, no concelho de Lisboa.

Dia Internacional dos Resíduos Elétricos vai ser assinalado esta segunda-feira, 14 de outubro, pelo Electrão

O Dia Internacional dos Resíduos Elétricos vai ser assinalado esta segunda-feira, 14 de outubro, pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos.

Esta é a segunda edição do evento, promovido pelo WEEE Forum, associação internacional que representa diversas entidades gestoras destes resíduos, e conta em 2019 com a participação de mais de cem organizações provenientes de 40 países.

O Electrão assinalará este dia com o lançamento de um livro infantil, que pretende sensibilizar a população mais jovem para a necessidade de reutilizar e fazer um correto encaminhamento para a reciclagem dos equipamentos elétricos em fim de vida.

O livro “Electrão, conheço bem, obrigado!”, vai ser apresentado em escolas das freguesias de Benfica, Penha de França e Campolide, no concelho de Lisboa. Destinado a crianças entre os 10 e os 12 anos, vai ser também distribuído nas escolas nacionais.

O Dia Internacional dos Resíduos Elétricos pretende sensibilizar a polução para a problemática dos equipamentos elétricos usados e para a necessidade da mudança de comportamentos, com um alerta mundial sobre o impacto destes resíduos: só em 2019 deverão ser geradas aproximadamente 50 milhões de toneladas de resíduos elétricos, a nível mundial, mas apenas 10 milhões de toneladas serão corretamente recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

Mais de metade destes equipamentos, provêm de eletrodomésticos e outros equipamentos que utilizamos nas nossas casas: computadores, ecrãs, tablets, telemóveis e televisões, além de grandes eletrodomésticos e aparelhos de ar condicionado, entre outros.