Aguaceiros e descida de temperaturas

Aviso amarelo para Lisboa a partir das 17h00 até às 6h00 de segunda-feira, prevendo-se chuva intensa e persistente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou Lisboa em aviso amarelo para precipitação e vento entre as 00h00 e as 06h00 desta segunda-feira, dia 14 de outubro.

Períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes e acompanhados de trovoada e rajadas fortes e rajadas de vento até 70/80 km/h, é a previsão.

Os distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo estão este domingo sob aviso meteorológico amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, vigora a partir das 07h00 para Porto, Viana do Castelo e Braga e a partir das 10h00 para Aveiro e Vila Real,

Para os restantes distritos , o aviso amarelo vigora a partir das 17.00 horas, prolongando-se na zona da Grande Lisboa até às 6.00H de amanhã.

Neste período é esperada chuva que “poderá ser persistente e por vezes forte”.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo significa “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra

Como atuar:

Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias, não atravesse zonas inundadas.

Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas e que tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento à possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Para mais informações e auxílio em situações de emergência contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra através do número de telefone 800 211 113.