Projeto “Eixo Verde e Azul” esteve em destaque, esta quarta-feira, em Bruxelas durante o debate sobre a estratégia para tornar mais verdes zonas densamente povoadas.

O debate decorreu no âmbito da Semana Europeia das Regiões, numa iniciativa da Câmara Municipal de Sintra intitulado “Greening densely populated áreas: Strategy and Funding” (tornar mais verdes zonas densamente povoadas).

O evento, que teve lugar na representação dos Açores, reuniu dois eurodeputados do Partido Socialista, Manuel Pizarro e Pedro Marques, e ainda várias organizações e associações que se dedicam a pensar, desenvolver e implementar políticas de mobilidade verde, com especial enfoque na transição energética e na necessidade de se criar uma economia neutra em carbono.

“É essencial desenvolver políticas que permitam aos territórios com elevada densidade populacional adotar políticas sustentáveis e ecológicas”, defendeu o presidente da autarquia sintrense. “Sintra é, neste aspeto, um caso de sucesso e um exemplo a seguir”, lembrou Basílio Horta.

O presidente da Câmara de Sintra apresentou, durante o evento, o projeto “Eixo verde e azul”, organizado em parceria com os municípios de Oeiras e da Amadora e ainda com a Parques de Sintra – Monte da Lua.

Este projeto visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz num investimento estimado, numa primeira fase, de cerca de 11 milhões de euros.

O debate contou ainda com o eurodeputado Manuel Pizarro, Tiago Freitas, da Comissão Europeia, e Francisco Gonçalves, da Energy Cities, como oradores.

Os intervenientes reconheceram a importância do projeto em causa, apontando contributos para a definição de uma estratégia de boas práticas e de soluções. Focaram ainda as suas intervenções na importância que o financiamento, nomeadamente europeu, assume nesta área.

Para além destas entidades, estiveram ainda presentes representantes de associações relevantes como a Green Matters e o Council of European Municipalities and Regions.