José Estrela Duarte (PS), presidente da União de Freguesias do Cacém e São Marcos

Faleceu esta quinta-feira, José Estrela Duarte, presidente da União de Freguesias de Cacém e São Marcos, aos 70 anos.

O velório terá lugar esta sexta-feira, dia 14 de junho, a partir das 18h00, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, Rua do Coração Imaculado de Maria, Cacém.

No sábado, 15 de junho, às 10h30 realiza-se a missa de corpo presente, seguindo-se o cortejo fúnebre, às 11h15, para o Cemitério de Rio de Mouro, onde o corpo será cremado.

Basílio Horta lamentou o falecimento “de um amigo”, sublinhando a “profunda tristeza deste dia” na sua página pessoal da rede social facebook. O presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda que o município de Sintra “perdeu hoje um grande autarca, um grande homem e um grande patriota”.

“Estrelinha, o teu desaparecimento deixa um longo silêncio e muita tristeza”, escreve no facebook, o vereador da Domingos Quintas, ao tomar conhecimento da sua morte.

“O Estrela faz-nos falta. Desapareceu de ao pé de nós só há uns minutos e já nos está a fazer falta”, reage, Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro: “Quando for grande quero ser como o Estrela”.

“Tristeza e pesar”, são palavras que Mário Santos, presidente da Junta de Casal de Cambra, escolheu para falar da perda de “um colega e amigo” e que “Sintra perdeu um grande autarca”.

“É com profunda tristeza que perdemos hoje um grande amigo e autarca da cidade” escreve o Atlético Clube do Cacém, apresentando “as mais sentidas condolências à família”.

Mensagem sentida de Cristina Mesquita, autarca e vogal na União das Freguesias do Cacém e São Marcos no anterior mandato: “2013. Um ano que ficará marcado para sempre na minha vida. Uma alegria única. Uma felicidade que nos saltava do peito. Tínhamos conseguido. Sensações que as palavras não descrevem. Momentos que guardarei para sempre. Partilhados contigo. Obrigada por tudo. Fazes falta. Muita”.

“E de repente o dia entristece… Até sempre, camarada…”, é a reação de António Luís Lopes, líder de Bancada do PS na Assembleia Municipal de Sintra, à morte de Estrela Duarte.

“O teatromosca está profundamente triste com esta notícia e endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e todos aqueles que partilharam a vida com o querido José Estrela Duarte, que muito admirávamos”. Um abraço, companheiro!”, escreve Paula Guerreiro, na página do Grupo de Teatro.

Nota de pesar por José Estrela Duarte, do PS de Algueirão–Mem Martins que apresenta “profundo pesar, neste momento de dor” pela morte do presidente da União de Freguesias de Cacém e São Marcos.

Foi com “enorme consternação” que a direção da Associação de Amigos de São Marcos, tomou conhecimento da morte de José Estrela Duarte, “amigo e associado” deixando “pêsames a toda a família e amigos”.

Nota de pesar, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (AHBVAC) que “lamenta profundamente” o falecimento de José Estrela Duarte, “um lutador pelas boas causas, de quem recebeu sempre as mais significativas provas de amizade e colaboração.” (…) “Fica gravada na nossa memória colectiva a imagem do Homem cortês, do Autarca responsável e do Amigo disponível”, escreve Luís Miguel Baptista, presidente da Associação de Bombeiros na Cidade de Agualva-Cacém, cuja bandeira se encontra colocada a meia-haste.

“Hoje a nossa cidade ficou mais pobre, quando acordámos para a notícia triste de que José Estrela Duarte”, refere no facebook, Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra. “Neste momento de pesar, (…) queremos apenas, manifestar, em nome de todo o Executivo da Junta de Freguesia e seus funcionários, a nossa profunda consternação e endereçar os sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos”, refere o autarca: “Até já, caro vizinho e amigo Estrela”.

“É como e enorme consternação que comunicamos o falecimento do nosso estimado presidente, José Estrela Duarte, ocorrido hoje dia 13 de junho”, refere uma nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, a União das Freguesias do Cacém e São Marcos. “Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade”, destacando e enaltecendo o perfil e a dignidade de um “homem de enorme entrega às causas em que acreditava e apostava”, reconhecendo que “prestou um enorme serviço à Comunidade que serviu”. Também por isso, “será para sempre lembrado como um exemplo a seguir”, pode ler-se na mensagem da União das Freguesias, que termina com um “muito obrigado!”.

[Notícia em atualização…]