Este domingo, pela décima segunda vez consecutiva, o padre Avelino Alves cumpre a tradição e vai levar a Cruz de Cristo de mota, terra em terra, pela União das Freguesias de Almargem do Bispo, Montelavar e Pêro Pinheiro, no concelho de Sintra, para ser beijada pelos paroquianos.
A pé ou em duas rodas, o padre Avelino Alves continua a levar a “Palavra do Senhor” a toda a comunidade, promovendo nesta altura do ano, uma Visita Pascal de forma original, contando com o apoio importante de Grupos de Motards.
“É uma festa da juventude, de liberdade e de um grande convívio salutar”, refere o Padre Avelino na folha dominical da Paróquia de Pero Pinheiro. “Mas é, sobretudo, um grito e um convite, a todos, que visitamos e por quem passamos, que não se deixem esmagar pela cruz da vida e que façam da sua vida uma ressurreição”, explica o Pároco, acrescentado mais uma reflexão: “É finalmente uma provocação e desafio a este mundo indiferente e vazio, que há um Cristo que morreu mas venceu a morte, ressuscitando. Ele é a razão de ser deste Compasso”.
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário.
É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.
Horário e Itinerário
- 10h00: Pêro Pinheiro – Raposeiras – Montelavar – Armés – Lameiras – Fação – Arcos – ASCRPI de Morelena
- 10h50: Morelena – Palmeiros
- 11h15: Cortegaça – Coutinho Afonso – Raposeiras
- 11h25: Quarteira – Sabugo
- 11h50: Junta de Freguesia Almargem do Bispo – Aruil – Albogas – Covas de Ferro – Santa Eulália – Negrais
- 12h10: Pedra Furada
- 12h15: Anços
- 12h25: Maceira
- 12h35: Pêro Pinheiro
- 12h45: Junta de Freguesia de Montelavar
- 13h00: Igreja de Montelavar