A autarquia de Sintra aprovou, na passada sexta-feira, a abertura de concurso público para a construção do Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins, que servirá cerca 62 mil utentes e com um investimento de 3 milhões e 855 mil euros.
O novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins vai ficar localizado na antiga fábrica da Messa, em Mem Martins, e o equipamento terá quatro unidades de saúde familiar independentes, que vão servir cerca de 62 mil pessoas. As quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento.
“A Câmara de Sintra tem seguido uma estratégia global, de grande esforço financeiro e de grande determinação para recuperar as décadas perdidas no setor da saúde mas é um esforço fundamental para todos os que vivem e trabalham em Sintra”, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.
Recorde-se, já foram demolidos 12 edifícios e um maciço em betão, localizados na Rua das Eiras (ex-fábrica da Messa), e que vão permitir a construção, naquele espaço, do novo Centro de Saúde, estimando-se o início de obra, até final do ano de 2019.
A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz (já em funcionamento), Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros, no Algueirão, na Cavaleira.