Música, exposições, conferências, desporto e o festival do chocolate em Agualva, são alguns dos destaques para sair de casa este fim de semana, até porque o bom tempo vai dar uma ajuda.

Em Agualva, os dias mais doces chegam ao Largo da República com o IV Festival de Chocolate de Agualva a Mira Sintra, este fim de semana, Sexta (22); sábado (23) e domingo, 24 de fevereiro.

Promovido pela Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, o chocolate vai invadir um dos locais mais emblemáticos da cidade de Agualva-Cacém com muita animação e gulodice, onde estarão presentes vários vendedores de artigos ligados a esta matéria-prima que chegou à Europa a partir do séc. XVII.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas recebe no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, o VII Encontro de Coros, pelas 15h00, e a Oficina Educativa “OPERA MUSIVA”, entre as 10h30 às 12h30. Esta oficina é dirigida em especial para famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos e vão poder explorar a arte dos mosaicos.

No Encontro Coral o museu associa-se ao Espaço Cultural Ashram Pashupati, cedendo a «Basílica Romana» – espaço emblemático do Museu, que conferirá uma especial ambiência e sonoridade para este evento.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, tem patente a exposição de pintura “O Equilíbrio” de Alonso Fernandes, até 31 de março. O prazer que Alonso Fernandes tem pela pintura leva a que se dedique com devoção e tenacidade, criando óleos espatulados, cheios de cores brandas e aveludadas.

Este sábado, a Biblioteca Municipal de Sintra recebe mais um encontro mensal “Conversas com Gonçalo M. Tavares” sobre os grandes temas do século XXI, onde será debatido o tema “A Morte e a Doença”, a partir das 15h00.

A Casa dos Hipopómatos terá a presença da autora Yara Kono para, a partir do seu último livro “Telefone sem Fio”, dinamizar um workshop para famílias, no dia 23 de fevereiro, pelas 15h00.

A piscina do Complexo Desportivo Municipal de Ouressa vai ser palco do “3.º Encontro de Natação”, no dia 23 de fevereiro, pelas 14h30. Com a participação de cerca de uma centena de alunos oriundos de diversos estabelecimentos de ensino, este evento do Desporto Escolar está integrado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Natação nas Escolas Públicas do Concelho de Sintra.

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão, acolhe o “4º Torneio de Taekwondo Solidário de Sintra”, no sábado, entre as 9h00 e as 20h00. A prova será disputada no formato de competição individual, pares e trios e contará igualmente com competição de Para-Taekwondo.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, recebe este domingo, dia 24 de fevereiro, pelas 16h00, a conferência proferida por Lívio de Morais, “Reflexões sobre o Património da Humanidade” sobre alguns locais classificados pela UNESCO em África Ocidental, com entrada livre.

O Museu Anjos Teixeira continua, até 5 de maio, com a exibição da exposição “Vida e obra de Artur Anjos Teixeira”. Nesta mostra é revelado um pouco da vida e obra de um dos escultores portugueses mais importantes do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

Fotografia: Sintra Notícias