Morreu, José Carlos Sequeira Costa

José Carlos Sequeira Costa, foi um dos grandes impulsionadores e referência do Festival de Sintra

Morreu o pianista português José Carlos Sequeira Costa, aos 89 anos, vítima de cancro

[ATUALIZADA] O pianista português José Carlos Sequeira Costa morreu nos Estados Unidos, onde residia, aos 89 anos, vítima de cancro, confirmou esta sexta-feira a família. José Carlos Sequeira Costa, foi um dos grandes impulsionadores e referência do Festival de Sintra

Foi fundador do concurso Vianna da Motta, tocou no primeiro Festival de Sintra em 1957, na altura designado por Jornadas Musicais de Sintra. “Foi um dos pianistas mais assíduos do Festival, apresentado-se regularmente em numerosas edições deste evento cultural de Sintra”, recorda Mário João Machado, na sua página pessoal de facebock. “É pois com enorme tristeza que acabo de tomar conhecimento da sua morte!”.

Distinguido em 2004 com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, Sequeira Costa foi um dos nomes mais significativos do piano português no século XX, tendo fundado o Concurso Internacional Vianna da Motta, de quem foi aluno.

Em 1951, Sequeira Costa venceu o Grande Prémio de Paris no Concurso Internacional Marguerite Long, tendo desde então sido um dos nomes de maior projeção nos palcos internacionais. A convite de Dimitri Chostakovitch fez parte do primeiro júri do Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscovo, no ano de 1958.

Desde 1976 era professor de piano na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

Fotografia: RTP – arquivo

(Atualizada, 11h56)