A Câmara Municipal de Sintra vai concluir nos próximos meses o novo Plano Diretor Municipal.

A autarquia lembra que o documento representa um trabalho que envolve especialistas de várias áreas científicas e, sobretudo, é concretizado numa parceria íntima com a sociedade civil.

A Câmara afirma que os sintrenses foram ouvidos, e em tudo o que não contrarie a lei e os princípios básicos do PDM, as suas propostas e sugestões foram acolhidas.

Segundo a autarquia, o novo Plano Diretor Municipal de Sintra traduz as opções políticas e a visão de desenvolvimento de um território único, na sua diversidade territorial, populacional e cultural, que lhe confere um singular potencial de desenvolvimento. Ponto é, que esse desenvolvimento se traduza numa melhor qualidade de vida para todos numa economia inclusiva, geradora de direitos sociais, e promotora de uma sociedade mais justa e igualitária.

O SINTRA NOTÍCIAS apresenta os 10 principais números do novo PDM de Sintra.

1 – 0,3% | Esta é a percentagem da população (385 mil habitantes) que reclamou do novo PDM de Sintra (1211 reclamações).

2 – 29% | Valor das áreas urbanizáveis, previstas no anterior PDM, que estavam concretizadas até 2012.

3 – 26% | Percentagem classificada com solo urbano no território, traduzindo-se numa redução face à classificação de 1999, o qual classificava em cerca de 32% do território como urbano.

4 – 864,2 | Total de hectares previstos para novas grandes zonas verdes, num território de ligação entre cidades, qualificando as principais ribeiras e favorecendo a qualidade de vida.

5 – 24% | Valor do aumento do conjunto dos espaços naturais e florestais no novo PDM, relativamente ao anterior, contribuindo para a preservação de valores naturais e florestais e o aumento da qualidade de vida, base da paisagem cultural.

6 – 16% | Percentagem da categoria de espaços florestais, quando no anterior PDM era de 4%, o que representa um expressivo aumento destas áreas que contribuem para o equilíbrio do sistema ecológico e produtivo.

7 – 7,6% | Percentagem de aumento do solo rústico do anterior PDM para a atual proposta da Câmara.

8 – 8 | Número de unidades operativas de planeamento e gestão dedicadas à regeneração e reabilitação das áreas industriais e empresariais, contribuindo para a sua qualificação e atratividade, e que serão alvo de forte investimento.

9 – 18,7% | Percentagem do espaço urbano dedicado às atividades económicas que representam 5% no total do território municipal.

10 – 4 | Número dos eixos estratégicos do novo PDM: A preservação e valorização do património e da identidade; A valorização dos recursos existentes e dos ecossistemas; A otimização e qualificação do solo urbano, e das suas redes, como suporte à qualidade de vida; O apoio a uma economia dinâmica, inovadora, competitiva e inclusiva.

Pode acompanhar todo o processo de revisão do PDM aqui.