Câmara de Sintra e Escoteiros assinam acordo para obras na antiga cadeia comarcã

Acordo surge depois da intervenção dos dirigentes nacionais dos Escoteiros

Câmara de Sintra vai assumir obras de conservação da antiga cadeia comarcã, respeitando a cedência do espaço para sede do grupo 93 dos Escoteiros de Portugal, encerrado por questões de segurança

A Câmara Municipal e os Escoteiros de Sintra vão assinar esta terça-feira um acordo que permite que a autarquia realize as obras no edifício da antiga cadeia comarcã em Sintra.

A autarquia sintrense propôs ao grupo 93 a assinatura de um novo protocolo que permitisse a realização de obras, pagas pelo município, no edifício.

Uma vistoria, realizada a 11 de dezembro último, concluiu não estarem reunidas condições de segurança para utilização do edifício e determinou o encerramento do local.

O acordo proposto aos escoteiros prevê que o município assegure a execução das obras necessárias à conservação da sede, designadamente as destinadas à correcção das anomalias da vistoria de 11 de dezembro.

Com este novo protocolo a autarquia reconhece as obrigações decorrentes do acordo de cedência da antiga cadeia comarcã, assinado a 10 de agosto de 1984, mas a Câmara passa a ter o enquadramento legal para realizar as obras, que eram obrigação dos escoteiros.

O grupo 93 deixa também de ser responsável por todas as obras estruturais no edifício, passando para a Câmara Municipal de Sintra essa responsabilidade até 2034.

A acordo esteve para não ser assinado depois do grupo 93 ter imposto um conjunto de obrigações à Câmara Municipal de Sintra, obrigações essas que não foram aceites pela autarquia.

O SINTRA NOTÍCIAS apurou que o acordo surge depois da intervenção dos dirigentes nacionais dos Escoteiros, num reunião que se realizou a semana passada com o presidente da Câmara Municipal de Sintra.

A cerimónia de assinatura do novo contrato está agendada para esta terça-feira, 29 de janeiro, às 18h nos Paços do Concelho na Vila de Sintra.