
A Câmara de Sintra vai apoiar a obra de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Belas, na União das Freguesias de Queluz e Belas, que vai beneficiar de um apoio financeiro do município, para complementar o investimento não abrangido pelas verbas comunitárias.
O protocolo de colaboração foi assinado esta quarta-feira nos Paços do Concelho com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Belas (AHBVB) e o município de Sintra que atribuirá 40 mil euros para “apoio à construção da ampliação do quartel de bombeiros”, desejo à muito manifestado pela corporação de bombeiros.
“Estamos a ajudar na parte em que o apoio comunitário não comparticipa” para a obra de ampliação do quartel, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da câmara.
De acordo com o protocolo, aprovado por unanimidade na anterior reunião do executivo municipal, as atuais instalações do quartel dos voluntários de Belas “carecem de alargamento de forma a poder alojar o corpo de bombeiros em condições de plena operacionalidade”.
A associação de bombeiros viu aprovada uma candidatura apresentada em 2017 ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) para a construção de balneários e vestiários masculinos e femininos, uma nova lavandaria, salas de formação e de reuniões, e gabinetes do comando, chefias e direção.
Recorde-se, há vários anos que a construção/ampliação do atual Quartel de Bombeiros Voluntários tem sido um objectivo fundamental das várias direções dos Bombeiros, intenção manifestada em julho deste ano, durante a sessão solene, comemorativa dos 93º. aniversário dos soldados da paz.