A CDU votou contra a declaração de PRIM (Projeto de Relevante Interesse Municipal) relativa ao investimento do grupo Trofa Saúde que pretende construir no Alto do Forte, na freguesia de Rio de Mouro, junto ao Itinerário Complementar 19 (Lisboa-Sintra), um hospital privado, num investimento de 30 milhões de euros.

A proposta foi aprovada, na última terça-feira, pelos vereadores do PS e da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM, com voto contra da CDU.

“O atual executivo e todos os que criam condições para a implantação de unidades privadas de saúde no concelho de Sintra são coniventes com a degradação do SNS [Serviço Nacional de Saúde] operada por sucessivos governos PS/PSD/CDS-PP”, lamentou, numa nota enviada à Lusa, o vereador da CDU Pedro Ventura.

O eleito da CDU considerou que “tanto o PS, como o PSD/CDS-PP em Sintra já haviam criado condições para a instalação do grupo CUF e, agora, dão mais uma machadada no SNS”, com isenções ao grupo Trofa.

Para o autarca, os novos projetos privados “convivem com o atual estado da saúde no concelho de Sintra, onde dezenas de milhares de utentes continuam sem médico de família” e têm de recorrer “ao sobrelotado e subfinanciado Hospital Fernando da Fonseca [Amadora-Sintra]”.

“PS, PSD e CDS favorecem os grupos privados do negócio da saúde que têm aumentado os seus serviços à custa do erário público, seja com PPP [parceria público-privada], seja com a convenção de cuidados que deveriam ser prestados no público, seja com a concessão de facilidades e benefícios” a privados, frisou Pedro Ventura.

Basílio Horta que já tinha anunciado, em 2017, que a Câmara Municipal pagava a construção do novo hospital público de Sintra

O presidente da autarquia contrapôs à Lusa que “o projeto cumpre todos os pressupostos do regulamento dos PRIM e não se podia, por motivos ideológicos, deixar de aplicar as regras que foram aprovadas por maioria, apenas com voto contra do Bloco de Esquerda”.

Basílio Horta recusou alinhar no “preconceito ideologicamente datado de que o Serviço Nacional de Saúde só pode ser prosseguido por entidades públicas”, notando que os privados prestam assistência a beneficiários da ADSE e da Segurança Social.

O autarca revelou que “é o primeiro investimento de PRIM”, pois as regras “são muito exigentes” e nem todos conseguem cumprir os requisitos aprovados no anterior mandato.