A Câmara de Sintra vai realizar no dia 21 de setembro, no Palácio de Valenças em Sintra, o ato público de hasta pública para alienação do Edifício 3 – Antiga Fábrica da MESSA, na rua das Eiras, em Mem Martins, nos termos do Regulamento do Património Imóvel do Município de Sintra.

As peças da Hasta Pública encontram-se para consulta na Divisão de Gestão do Património, sita na Rua Dr. Alfredo Costa, n.º 33, em Sintra, até ao último dia útil anterior ao da realização da praça e no sítio da internet da Câmara de Sintra http://www.cm-sintra.pt/.

As propostas devem ser apresentadas nos termos do ponto 7. das Condições Gerais do Procedimento, pelos concorrentes ou seus representantes legais, no local acima indicado, contra recibo, em invólucro opaco, fechado e lacrado com a identificação do concorrente e a inscrição: “Hasta Pública do Edifício 3 – Antiga Fábrica da MESSA”, até às 17h00 do dia 20 de setembro.

“Messa” encerrou há cerca de 33 anos

Recorde-se, a Fábrica de Máquinas de Escrever “Messa” em Mem Martins, encerrou há cerca de 33 anos. Durante muitos anos, todo o espaço do parque industrial, foi votado ao abandono e degradou-se dolorosamente. O Blogue Algueirão Mem Martins de Hugo Nicolau, guarda  algumas das memórias de uma empresa de referência mas também o desespero de muitos trabalhadores que perderam o seu posto de trabalho e passaram a sobreviver.

Exemplar de uma maquina de escrever construída na Fábrica de Mem Martins | Foto: Blogue Algueirão Mem Martins

A empresa que encerrou em 1985, chegou a ser o maior empregador do concelho de Sintra com cerca de 1700 trabalhadores. A falta de capacidade de se adaptar às necessidades de mercado, nomeadamente a evolução tecnológica das máquinas elétricas de escrever da IBM, a que se seguiu a introdução da memória eletrónica nas máquinas de escrever e surgimento dos primeiros computadores pessoais com processamento de texto, foram duros golpes que levaram ao seu  encerramento.

Centro da Saúde de Algueirão Mem Martins

Projeto da Câmara de Sintra para a construção do novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins

Naquele espaço da Rua das Eiras em Mem Martins, funciona em regime provisório, o Serviço de Urgência Básica (SUB) da freguesia de Algueirão Mem Martins, gerido pelo Hospital Fernando da Fonseca [Hospital Amadora-Sintra].

Na zona central do terreno, a Câmara de Sintra já demoliu o ano passado, 12 edifícios e um maciço em betão que vão permitir a construção, naquele espaço, do novo Centro de Saúde da Freguesia de Algueirão Mem Martins, que terá quatro unidades de saúde familiar independentes para servir cerca de 62 mil pessoas.

Recorde-se, as quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento num investimento de cerca de 4 milhões de euros, suportado  pela Câmara de Sintra e que se integra na “estratégia para dotar o concelho de melhores equipamentos cuidados de saúde”, tem dito o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, em diversas ocasiões.