Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra disponibilizam o número gratuito 800 204 781 para comunicação de roturas na via pública ou situações ilícitas.

Esta é uma medida inserida na estratégia para os grandes períodos de seca e que vai ao encontro da importância de uso racional da água que tem permitido aos SMAS desenvolver opções para o consumo sustentável da água, bem como  a redução das perdas de água.

Os SMAS apelam assim à colaboração de todos no relato de qualquer perda de água estando a desenvolver ações de sensibilização em escolas e instituições, contribuindo assim para a criação de uma “cultura ambiental” e de valorização dos recursos hídricos.

Sintra tem alcançado, nos últimos anos, grandes reduções no consumo de água. Desde 2014, quando aderiu ao projecto ClimAdaPT.Local, que aplica uma estratégia global que implementa mecanismos de adaptação local aos desafios climáticos globais no planeamento do território e na atuação da estrutura municipal, nomeadamente na redução do consumo de água.

No âmbito da ClimAdaPT.Local, a implementação de medidas, como a transferência da gestão das regas de parques e jardins para a gestão das juntas de freguesia e o aumento da sua eficiência, resultou na diminuição de consumos de água de 1 milhão e 417 mil m³ em 2015, para 1 milhão e 25 mil m3 em 2016, traduzindo-se num decréscimo de cerca de 400 mil m³ de consumo de água.

O município reforçou o programa de origens alternativas de água, designado por “ECOÁGUA”, que estão a ser utilizadas, nomeadamente, em limpeza urbana ou lavagem de contentores. No âmbito deste programa existem 15 pontos Ecoágua no concelho, sendo 10 de água de captação e 5 de água de reutilização. O projeto “ECOÁGUA” traduziu-se em 2016 numa redução no consumo de água potável de 325 mil m³, o que equivale a menos 6% de água utilizada desde 2014.

Também o programa “Waternet”, pesquisa ativa de fugas não visíveis, evitou o desperdício em 2014 de 53 mil e 600 m³ de água, e em 2017, até outubro, evitou a perda de 201 mil m³ de água.

Os SMAS de Sintra, o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal com mais de 186 mil clientes, prevêem investir durante o triénio 2018/2021 mais de 50 milhões de euros.