As temperaturas vão subir a partir desta segunda-feira, atingindo no início do mês de agosto valores acima dos 30 graus e de mais de 40 na região do Alentejo devido a uma massa de ar quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir de segunda-feira as temperaturas vão começar a subir gradualmente e no início do mês de agosto [quarta-feira] as temperaturas vão estar acima dos 30 graus em todo o território e acima dos 40 na região do Alentejo.

Para o final desta semana IPMA prevê que os valores da temperatura máxima estejam “acima dos valores normais para a época”, genericamente acima de 35°C, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão atingir valores entre 40° e 44°C.

Os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território, de acordo com a previsão meteorológica.

O IPMA prevê que Lisboa atinja máximas, a variar entre os 27ºC, na segunda-feira, e os 38ºC, na quinta-feira, sendo que o céu apresentar-se-á praticamente limpo.

Rumando a Sul, para o distrito de Faro, está prevista uma temperatura máxima que rondará os 32ºC durante toda a semana, atingindo os 35 ºC no sábado. Na região do Alentejo, Beja vai chegar aos 42ºC de temperatura máxima, na quinta-feira, dia em que em Évora os termómetros vão registar, previsivelmente, 44ºC.

No resto do território continental, o cenário será idêntico, Castelo Branco vai registar máximas entre os 32ºC e os 43ºC, assim como Santarém (entre os 30ºC e os 43ºC). No distrito da Guarda, os termómetros vão chegar aos 36ºC, na sexta-feira.