A Univerdade Católica confirmou esta terça-feira que vai instalar a sua nova Faculdade de Medicina em Sintra, abandonado assim a localização de Cascais.

A disponibilidade da autarquia de Sintra foi transmitida ao final desta manhã pelo presidente do município, Basílio Horta, a toda a vereação, durante a reunião do executivo, e à reitora da Universidade Católica Portuguesa, através de carta.

No final da reunião, em declarações à agência Lusa, Basílio Horta referiu que a Universidade Católica manifestou interesse em instalar a nova Faculdade de Medicina no “campus de Sintra”, na localidade de São Marcos, facto que a autarquia acolheu com “bastante entusiasmo”.

“É um projeto que acolhemos com bastante satisfação e entusiasmo. A Câmara estará ao lado da Católica para fazer tudo aquilo for necessário fazer, dentro daquilo que a lei permita, para que a instalação decorra da melhor maneira possível”, apontou.

Nesse sentido, o autarca adiantou que o município vai começar “a estabelecer já um sistema de transportes” para servir o local onde irá ficar instalada a Faculdade de Medicina e o Hospital da Luz, no município vizinho de Oeiras, onde os alunos daquele estabelecimento universitário irão fazer a sua formação.

A Faculdade de Medicina vai instalar-se nas antigas instalações da Faculdade de Engenharia, junto ao Tagus Park, desativadas em 2013, devido “a problemas de acessibilidade”.

O anúncio da autarquia de Sintra surge pouco mais de ano depois de a Câmara Municipal de Cascais ter assinado um protocolo com a Universidade de Maastricht e Grupo Luz Saúde para acolher o mesmo projeto.

Contactada pela Lusa, fonte da Universidade Católica confirmou apenas a intenção de se mudar para Sintra, recusando-se a adiantar mais informações sobre o projeto e os motivos para ter desistido da intenção de se instalar em Cascais.