Lendas Arturianas e cantos Mediterrânicos no Palácio Nacional de Sintra

O concerto de dia 13 apresenta o ensemble L’Arpeggiata, com sonoridades arcaicas da bacia mediterrânica. No sábado, dia 14, os Ala Aurea recriam música para a lenda medieval de Parzival.

A quarta edição do ciclo “Reencontros” prossegue no Palácio Nacional de Sintra, com dois concertos esta sexta feira, dia 13 de julho e sábado, dia 14 de julho, às 21h30.

O primeiro, protagonizado por L’Arpeggiata, agrupamento de prestígio mundial, é um dos espetáculos mais paradigmáticos de toda a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra. “Mediterraneo – Música de Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Macedónia” é uma combinação de música erudita e popular oriunda da bacia mediterrânica. Uma amálgama de culturas, povos e civilizações operada ao longo de muitos séculos no sul de Itália proporciona um itinerário transversal, que tem como ponto de partida os “canti greci-salentini”, canções e tarantelas de origem grega (muitas delas no idioma ‘griko’ local) que se ouvem na Apúlia e na Calábria.

No sábado, 14 de julho, rumamos a Norte, aos reinos Francos da França oriental e Alemanha ocidental, berço das lendas do ciclo arturiano enquanto obras de valor literário. O agrupamento Ala Aurea recupera, neste concerto, a lenda de Parzival, surgida no final do século XII, na qual se inclui a personagem feminina de Cundrîe, que será a Kundry de Richard Wagner na sua ópera ‘Parsifal’. Sob o título “‘Cundrîe la Surziere’ – Um trajeto medieval em busca de Chrétien de Troyes e Wolfram von Eschenbach”, os músicos improvisam sobre as escassas canções medievais relacionadas com esta temática que sobreviveram até aos nossos dias, recriando assim o que poderia ser a narração do poema original na altura. O português Tiago Mota é o responsável pela recitação dos textos selecionados.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

Preço de bilhete por concerto: 10€
Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares
M/6

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.