Os escoteiros associaram-se este sábado à limpeza do Vale da Raposa, na vila de Sintra, no âmbito da iniciativa “Operação Saco”.

A autarquia de Sintra desencadeou no início de junho uma operação de limpeza dos terrenos no Vale da Raposa, junto à Correnteza, no centro da Vila de Sintra. Muito mato, falta de manutenção e lixo acumulado, tornavam os terrenos do Vale da Raposa num potencial perigo. “A Câmara Municipal de Sintra assume a prevenção de incêndios de uma forma rigorosa em todas as suas vertentes e competências legais”, afirmou na altura o presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Este sábado a autarquia sintrense levou a cabo a ação de sensibilização “Operação Saco”, iniciativa que contou com a colaboração do Agrupamento 93 de escoteiros e do Agrupamento de Escuteiros 1134  de Sintra. Cada participante recebeu um kit eco-bag, cedido pela empresa Tratolixo, e ajudou na limpeza de resíduos sólidos do vale.

Segundo a Câmara Municipal de Sintra a “Operação Saco” irá repetir-se noutras zonas do concelho e pretende sensibilizar a população para uma mudança de atitudes e preservação do meio ambiente

A operação de limpeza no Vale da Raposa está entretanto concluída. Sendo apurou o SINTRA NOTÍCIAS a autarquia terá gasto cerca de 1500 euros nesta limpeza coerciva. O valor será agora cobrado ao proprietário do terreno.

O Basílio Horta já revelou numa reunião realizada em junho, que juntou o Conselho de Cultura e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra, o projeto que a autarquia tem para o Vale da Raposa. A criação de um Jardim Romântico de Sintra, para fruição dos munícipes e visitantes, está nos planos do presidente da Câmara Municipal que precisa primeiro de assegurar a propriedade dos terrenos.

Fotografias: DR CMS